Este blog foi produzido com as constribuições dos alunos das turmas de 1ª serie do prof Aurelio Fernandes.

A Revolução cientifica do século XVII

Aquilo que nos chamamos hoje de ciências natural só surgiu no século XVII.

A partir daquele século foi que se formou a idéia clara de que o conhecimento: só era cientifico quando:

1.For obtido através de um método próprio ,o método cientifico.

2.Explicar fenômenos através de características que ,sob determinados condições ,acontecem sempre:as leis cientificas.

O método que todos emprega e fazer experiências em laboratório, observação com instrumento ,medição e ensaios ,uso de conhecimento anteriores etc .É obvio que além disso,entram também a criatividade e ate a sorte do cientista..Propriedades da matéria e da energia que nunca deixam de acontecer .

Para torna-la ciência, você teria que comprovar o fenômeno fazendo experiências em laboratórios. Em seguida ,precisaria , mostra e explicar, por meio de conhecimento da química e da biologia ,e de leis cientificas atuais ,ou novas, que você iria produzir ,que esses efeitos realmente ocorrem no organismo .

A ascensão da burguesia tem tudo a ver com o nascimento da ciência moderna ,ela permite dominar a natureza.Os burgueses se tornaram os grandes patrocinantes das sociedades cientifica. Separação entre a fé e a razão ,entre os assuntos da igreja e os da ciência.

Os quatro principais responsáveis por essa revolução no conhecimento humano foram Galileu ,Descarte,Francis,Bacon e Newton.

Galileu era italiano foi o grande fundador das bases para o novo método cientifico. Seus princípios são :

1.A tradição e a religião não são fonte de conhecimento cientifico.

2. As fontes de conhecimento cientifico são a experiência e a observação .

3.A linguagem de ciência e a matemática.

Galileu apoio a teria heliocêntrica do polonês Copérnico que afirmava que os planetas,incluindo a terra giram em torno do sol .

Galileu falou das manchas solares .Ora ,se Deus tinha feito o Universo perfeita ,entoa não poderia haver manchas não estrelas.Ele foi levado ao tribunal da inquisição.

Renê Descartes era francês ,esse homem genial foi matemático ,físico,astrônomo, musico e militar.
Galileu dizia que o livro da natureza esta escrito em características matemáticos .Pois foi graças a Descarte que surgiu a tal escrita matemática.

Geometria analítica .Pronto :a natureza poderia ser descrita pala álgebra .

Cartesiano e sinônimo de uma pessoa ,muito racional..Pois razão e \ deusa dos homens e da ciência .Acreditar que bata a razão ,a capacidade de raciocínio ,para conhecer todo o universo. Acontece que o raciocínio cartesiano super valoriza o raciocínio matemático ,as deduções e não deu o devido respeito a experimentação ,esse defeito foi corrigido pelos empiristas ingleses ,a começar por Francis Bacon .

Francis Bacon era inglês aristocrata e cultíssimo .Ele iniciou a filosofia do empirismo.Os empiristas acreditavam que a base de tudo conhecimento e a experiência.
Isaac Newton também era inglês .Era físico e matemático ,campos em que realizou descobertas fabulosas, dedicou a vida intera aos estudos.

Suas contribuição cientificas foram :
1.Ao descobri um monte de leis cientificas ,mostrou na pratica que o método dava certo.
2.A descoberta da lei da gravidade universal ,segundo a qual todos os corpos se atraem.

Tudo seria explicada em termos de causa e efeito .E o que se chama de visão e efeito. E o que se chama de visão mecanicista da realidade .

A revolução cientifica influenciou decisivamente o século seguinte tanto economicamente quanto político e intelectual.